Estética

Especialização em Tricologia chega a Cuiabá

| em: 23/10/2017

Especialização em Tricologia chega a Cuiabá

"A indústria cosmética tem inovado na elaboração de produtos específicos e cada vez mais eficazes para atender essa demanda. É possível evitar a queda de cabelo e combater doenças do couro cabeludo com o tratamento adequado, e o melhor, no seu salão preferido

A partir de janeiro de 2018, Cuiabá passará a contar com seu primeiro curso de pós-graduação em Tricologia Médica do Centro-Oeste. A especialização será ofertada pelas Faculdades BSW Graduação e Pós-Graduação, de São Paulo, e é voltada para  profissionais já graduados. A novidade foi divulgada durante o ProBeleza 2017, que termina amanhã (23), em Cuiabá.

A tricologia é o ramo da medicina focado na saúde dos cabelos e fios. O assunto foi tema central do workshop “Introdução da terapia capilar no salão de beleza”, ministrado nesta segunda (23) pela fisioterapeuta e terapeuta capilar Tatiane Borro. “Esse conhecimento a mais pode fazer muita diferença no salão de beleza, porque potencializa os efeitos de qualquer química e evita danos que porventura possam acontecer”, afirma.

Cuidar dos cabelos vai além da preocupação com cor e corte dos fios, e a inclusão de terapias capilares no portfólio de serviços dos salões de beleza tem aumentado nos últimos tempos.

“A indústria cosmética tem inovado na elaboração de produtos específicos e cada vez mais eficazes para atender essa demanda. É possível evitar a queda de cabelo e combater doenças do couro cabeludo com o tratamento adequado, e o melhor, no seu salão preferido”, garante Tatiane.

Em seu workshop, a especialista apresentou conceitos básicos sobre a Tricologia, que utiliza aparelhos, técnicas, produtos específicos, óleos essenciais e argilas. Todos são insumo para a realização de tratamentos coadjuvantes que atuam em quedas capilares, caspa, oleosidade excessiva, dermatites e coceiras.

Os cuidados não são apenas para o couro cabeludo. As hastes (fios) também recebem atenção especial nas terapias capilares. “Hoje percebemos muitos cabelos danificados, com quebras causadas por excesso e associações de químicas à base de formol, descoloração, entre outras. Na recuperação das hastes, muita tecnologia cosmética vem sendo desenvolvida, pois sabemos que não é qualquer ‘creme’ que tem esse poder de recuperação. Com o uso de ativos compostos por nanotecnologia, conseguimos fazer uma reposição de lipídios e massa capilar para deixá-los com um aspecto mais saudável e bonito”, explica Tatiane Borro.

 

O ProBeleza 2017 continua nesta terça, até às 19h no Hotel Fazenda Mato Grosso. A principal atração do último dia é o show de encerramento com Wilson Eliodório, hair stylist especializado em cabelos encaracolados. O evento, que está entre os cinco maiores do segmento, tem uma programação diversificada, que inclui apresentações e shows com técnicas de corte, penteado, maquiagem, colorimetria e estética.